A cidade de Bertioga, localizada na baixada santista, guarda o Forte de São João, a primeira construção oficial da Coroa Portuguesa no Brasil, importante marco de proteção à recém fundada Vila de São Vicente do ataque de nativos e piratas europeus, possibilitando, a pacificação dos povos indígenas e a colonização do Brasil.
Localizado em frente à Praia da Enseada, na entrada da Barra de Bertioga e do Canal de Bertioga, com posição estratégica, teve sua construção inicial em 1531 na forma de uma Torre (Torre da Bertioga), erguida para ser uma espécie de trincheira ou posto de observação. Em 1547 passa a ser uma paliçada com uma casa forte ao centro, e em 1560, passa a ter o terrapleno e a casa do quartel por ordem oficial e documentada do Rei de Portugal, recebendo o nome de Fortaleza/Forte de São Thiago e por volta de 1760, o terrapleno é ampliado por decisão do Governador da Capitania de São Paulo e passa a ser denominado de Forte São João.
Em 1940, o forte foi declarado como patrimônio histórico de Bertioga e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), iniciando no ano seguinte sua restauração sob a responsabilidade do arquiteto Luís Saia.
Somente no ano de 2.000 o Forte de São João foi reaberto a visitação pública, sendo hoje o ponto turístico de Bertioga mais visitado.
Forte de São João, história edificada