P
A
s atividades propostas pretendem desmistificar e difundir o conteúdo aos profissionais, permitindo ao CAU/SP oferecer aos Arquitetos e Urbanistas o compartilhamento de conhecimentos e reflexões de importância fundamental e necessária para o aperfeiçoamento profissional, de forma a ampliar a quantidade de arquitetos e urbanistas atualizados sobre os normativos legais do tema acessibilidade, priorizando os pontos mais críticos da legislação federal, considerando que o seu descumprimento impacta legalmente os profissionais da arquitetura e urbanismo e evidenciando também a urgência de se trabalhar com o conceito do Desenho Universal, como ferramenta fundamental para a elaboração de projetos.
Etapas:
Conteúdo:
- Evolução da legislação federal de acessibilidade;
- Interpretação objetiva da nomenclatura (por.ex. Público X Coletivo);
- Acessibilidade em edificaçoes de uso privado multifamiliar (Art. 58 da Lei 13.146/15 Regulamentado pelo Decreto 9.451/18);
- Acessibilidade e seu impacto na inclusão social;
O desafio da acessibilidade na mobilidade urbana; - A importância da normalização – Uma breve história da Norma;
- Desenho Universal X Desenho Acessível;
- Acessibilidade em edifícios tombados pelo Patrimônio Histórico.
Ministrante: Arq. Felype Quinto.
- Interpretação e aplicabilidade da LBI Lei 13.146/2015;
- Atualizações da ABNT NBR9050 ver. 2020.
Ministrante: Arq. Felype Quinto.
Temas:
- O município de Socorro/SP e seu exemplo de sucesso, com a participação do Eng. Agrônomo Jose Fernandes Franco, empresário do setor hoteleiro no município.
- O município de São Paulo é um desafio utópico para acessibilidade? com a participação do Advogado Cid Torquato, Presidente do ICOM Libras.
- A acessibilidade na abordagem do contexto internacional com a participação do Arquiteto Mauro Resnitzky, fundador do escritório Girimun Architects.